Notícia

Comportamento

quinta, 16 de maio de 2019
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR AO USAR UMA REGRA DE 5 SEGUNDOS?

Foto: osegredo.com.br

Quanto mais você acredita que tem o controle da sua vida, das suas ações e do seu futuro, mais feliz e bem-sucedido você será.

´Não importa o que uma pessoa é quando nasce, e sim quem ela se torna ao crescer`. J.K. Rowling.

Descobri algo poderoso: obrigar-se a executar ações simples cria uma reação em cadeia em sua autoconfiança e na sua produtividade. Quando você se força a dar pequenos passos para estimular a sua vida, ganha impulso e ganha uma sensação de liberdade e de poder que é difícil de descrever com exatidão. Rachel descobriu que com pequenos passos, como se levantar na hora certa, deu início a uma cadeia de eventos que a levou a perder treze quilos, a comprar a primeira casa e a revigorar o seu casamento.

Quanto mais você acredita que tem o controle da sua vida, das suas ações e do seu futuro, mais feliz e bem-sucedido você será. Há uma coisa que certamente aumenta a sua sensação de controle sobre a própria vida: um viés focado na ação.

Se quiser melhorar a sua vida, você VAI TER QUE LEVANTAR DA CADEIRA E DAR UM CHUTE NO PRÓPRIO TRASEIRO. No meu mundo, chamo isso de o poder de um empurrão.

Uma das razões pelas quais a Regra dos 5 segundos é tão empoderadora, deve-se ao fato de que ela transforma você no tipo de pessoa que funciona com viés focado na ação. Se você tende a pensar excessivamente em cada uma das ações, vai descobrir a energia e a autoconfiança para parar de pensar e realmente agir. Usar a regra reforça a crença de que você tem a capacidade de controlar o próprio destino, porque você está provando isso para si mesmo, com um empurrão de cada vez.

´Se você vai duvidar de alguma coisa, duvide dos seus limites`. Mel Robbins.

Conforme for usando a regra com mais e mais frequência, você vai começar a sentir coragem, confiança e orgulho, e uma sensação de controle.

Esta prática dos 5 segundos, aos poucos se torna um hábito. Explore-a e use-a.

Porque a regra funciona?

´Você pode escolher a coragem ou o conforto. Mas não pode ter os dois`. Brené Brown.

O que é exatamente a regra dos 5 segundos?

A regra é uma ferramenta de metacognição simples e baseada em pesquisas científicas, que cria mudanças comportamentais imediatas e duradouras. Metacognição, já que toquei neste assunto, é apenas uma palavra elegante para qualquer técnica que ajude a domar o próprio cérebro e, assim, alcançar objetivos maiores.

Porque regra de 5 segundos? Foi uma maneira que eu encontrei para me empurrar e deu resultado, então adotei para a minha vida.

A questão se tens uma ideia, agarre nela, acredite nela e coloque-a em ação. Não pare para pensar. Não diga para você mesmo não fazer aquilo.

Essa é uma das coisas que aprendi usando a regra. Quando se trata de objetivos, de sonhos e de mudar a própria vida, a sabedoria interior é genial. Seus impulsos relacionados a objetivos, desejos e instintos estão ali para guiá-lo. Você precisa aprender a apostar neles.

A regra dos 5 segundos:

No momento em que você tem o instinto de agir para alcançar um objetivo, você deve contar: 5-4-3-2-1, e mover-se fisicamente, ou o seu cérebro vai fazer você parar. Então é contar de cima para baixo de 5 até 1 e agir, sejam quais circunstâncias, situações ou problemas estiverem acontecendo.

É uma espécie de auto-encorajamento que você cria para si, e perceberá que o mundo muda, as coisas mudam e tudo pode ser melhor se criar este método de se automotivar.

Estudo e complemento: Luiz Carlos Peretti 

* Fonte: Mel Robbins

Fonte: Finaplan Educação Financeira